Algumas vezes nos alegramos por encontrar o veículo que estamos buscando adquirir por um valor abaixo da tabela, porém, o mesmo pode estar com um apontamento de sinistrado. Mas, o que isso quer dizer?

Um veículos sinistrado, ou seja, que sofreu um sinistro, é um veículo que sofreu alguma avaria, como uma batida, por exemplo, vandalismo e inundação, ou roubo e furto com recuperação. Esse sinistro pode ser total ou parcial. Quando é parcial, o veículo é recuperado e pode rodar.

Leiloados - O que é carro sinistrado?

A documentação desse veículo funcionará normalmente, porém haverá uma obervação indicando SINISTRO/RECUPERAÇÃO. Fique atento! Na hora de comprar qualquer veículo é extremamente indicado realizar o laudo de Vistoria Veicular antes mesmo de fechar o negócio, pois você deve ser avisado se estiver fazendo uma transação com automóvel ou motocicleta nessa situação.

Vale a pena comprar um carro sinistrado?

Existem alguns pontos importantes que você deve levar em conta, especialmente em relação a entender qual foi o tipo de sinistro.

Notícias Automotivas

O primeiro aspecto é que um carro recuperado de um sinistro passará por um procedimento diferente na seguradora para um novo contrato, levando em conta que ele já foi indenizado uma vez (você com certeza já respondeu sobre isso quando foi renovar o seu seguro). Se aceito, ele entrará numa categoria diferente, onde o valor do seguro poderá será maior do que a média de carros sem sinistro, salvo casos de pequena monta (veja a seguir).

Outro fator a destacar é que, quando ocorre um sinistro, um perito faz uma avaliação dos danos causados ao veículo, usando o chamado “Relatório de Avarias”, que consta no Anexo 1 da resolução 362 do Contran, de 15/10/2010. São 48 componentes a serem avaliados, cada um com uma pontuação diferente. A soma desses pontos vai colocar o veículo sinistrado em uma das seguintes três classificações:

  • pequena monta (até 20 pontos, não sendo informado no documento);
  • média monta (entre 21 e 30 pontos, já sendo informado no documento);
  • grande monta (superior a 30 pontos, o que torna o veículo irrecuperável).

Quando o veículo é classificado com danos de média ou grande monta, seu documento fica bloqueado administrativamente no DETRAN, e ele precisa passar por uma inspeção num posto credenciado pelo INMETRO para estar apto a rodar novamente. Se um carro aparenta ter passado por essa situação e não tem essa vistoria, ele com certeza será um enorme problema nas suas mãos.

O que é sinistro no documento do veículo? | Carro Sinistrado

Dúvidas frequentes:

Como saber se meu veículo é sinistrado?

Você pode verificar o documento do veículo, no campo de observação procure a sigla CSV. Se tiver a sigla a acompanhada com uma sequencia de números é possível obter detalhes. Entre em contato e saiba mais.

O que é sinistro recuperado no documento?

Um sinistro recuperado indica que um carro sofreu algum tipo de dano significativo no passado. Se o carro for reparado, a maioria dos estados exige que seja aprovada em uma inspeção básica de segurança antes que a agência de veículos a motor emita um novo título

O que é Recuperado de sinistro?

O veículo que sofreu um sinistro, ocorre quando o seguro já foi acionado para fazer a cobertura de algum dano. Geralmente, esse termo é usado para descrever carros que sofreram perda total e parcial.

Quando aparece sinistro no documento?

Quando há Média monta – nesses casos o dano é mediano, e geralmente pode ser reparado, mesmo que custe caro. Sendo assim, o sinistro é informado no documento.

Qual a desvalorização de um carro sinistrado?

Se você possui um veículo que foi sinistrado, a desvalorização pode acontecer no momento da revenda. Ele continua sendo sinistrado e há uma indicação disso em seu documento. Por isso, a expectativa é que seu valor seja de 20% a 40% menor que o da tabela usada no mercado. Por outro lado, se você estiver comprando o veículo com apontamento de sinistro, pagará mais barato no mesmo.

Carro sinistrado faz seguro?

Muitas pessoas acreditam que os carros que constam como sinistrados não podem ter seguro, porém isso não é verdade! Os veículos de pequena monta, na maioria dos casos, conseguem fazer o seguro. Além disso, há empresas que oferecem planos de segurança específicos para estes automóveis.

Sodré Santoro

O que pode ocorrer, em alguns casos, é a seguradora negar a contratação, porque os carros que possuem avarias podem apresentar mais riscos de sofrer futuros danos. Isso quer dizer que este veículo possui mais chances de precisar do seguro.

O que é um carro sinistrado e quais cuidados tomar

Também é importante estar ciente de que o valor da indenização de um automóvel pode variar de acordo com o tipo de monta classificado, podendo ocorrer a desvalorização do bem, tendo em vista que a quantia atribuída ao veículo é baseada na tabela FIPE — tabela que indica o preço médio de um veículo seguindo os parâmetros do mercado nacional. A seguradora portanto pode oferecer uma cobertura menor do que 100% do valor do veículo.

Comercializar carro sinistrado é ilegal?

Essa é, com certeza, uma das questões que mais trazem dúvidas sobre esse tema. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), a comercialização de carros sinistrados é legalizada, salvo a venda de veículos de grande monta, ou seja, sucatas.

Sodré Santoro

Muitas vezes, os carros sinistrados são vendidos como se fossem veículos seminovos em perfeito estado, o que vai contra o Código do Consumidor. Por isso, é indicado saber se o vendedor é idôneo fazendo a Vistoria Veicular do Automóvel ou Motocicleta.

É importante estar ciente que os veículos de pequena monta podem ser comercializados normalmente, como carros seminovos, pois apresentam danos mínimos que podem ser facilmente corrigidos.

Desde que você tenha a ciência desses tópicos, comprar um veículo sinistrado não tem problema algum.


Aqui na Mautrans Inspeção Veicular realizamos o laudo para veículos Sinistrados. Consulte!