Mauatrans é uma Empresa Credenciada em Vistoria de Veículos junto ao DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito.

A ECV – Empresa Credenciada de Vistoria e o RENAMO – Registro Nacional de Motores, foram criados para tentar cobrir o reaproveitamento de motores oriundos de veículos furtados ou roubados.

As empresas credenciadas realizam vistoria em veículos conforme estabelece a Resolução Contrar 466 /2013 e, por isso, recebem esse credenciamento junto ao DENATRAN.

Com a edição da Resolução 282 de 26 de junho de 2008 e da Portaria 431 de 21 de julho de 2010, que complementam a Resolução de 05 de 23 de abril de 1998, todo veículo em processo de transferência ou de alteração de dados deverá ter, obrigatoriamente, as numerações de motor e do chassi coletadas por meio ótico, que somente poderá ser realizado por uma ECV.

Porque buscar uma ECV?

Milhares de veículos irregulares são apreendidos diariamente, alguns porque estão em situação de inadimplência do IPVA.

Uma percentagem significativa de veículos, entretanto, são apreendidos porque são clonados, ou seja, usam placa, chassi e documento copiados de carro original.

No Brasil, todos os anos 370 mil carro são roubados. Estima-se que, dentre eles, copiados de outro carro. Assim, pode circular sem chamar a atenção da polícia e até ser negociado. Estes dados foram apresentados no Fantástico ( Tv Globo ), em meados de Maio de 2009.

Além da surpresa, a existência de um clone pode dar muita dor de cabeça aos proprietários do veículo original, que ficam sujeitos a receber multas que não cometeram.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), não existe na legislação de trânsito uma regra específica para carros clonados. Assim, só resta ao proprietário recorrer ao DENATRAN com a justificativa de que não cometeu a multa ou ainda, descobrir se o carro que dirige é uma cópia.

Na realização das vistorias de regularização e transferência em veículos previstos na Resolução nº 05/98, os órgãos de trânsito, ou empresas pelo DENATRAN credenciadas deverão coletar por meio óptico a numeração do chassi, do motor e da parte traseira do veículo com a numeração da placa de identificação legível e comparar com as numerações e restrições.

É muito importante descobrir a situação do veículo quando ele está em leilão. E  para isso, é necessário fazer uma pesquisa sobre ele, através do nosso site. Onde oferecemos a Pesquisa de Leilão.

Fazemos restauração em casos que o veículo deve ser remarcado. Normalmente a ferrugem é a maior vilã de todas as remarcações e perda de 30% do valor do veículo e no documento as letras “REM" (remarcado).

Em todas as revitalizações aprovadas nosso serviço fica quase novo, deixando o chassí original.

Restauramos o número original, retirando completamente a ferrugem e revitalizando de forma perfeita o chassi do veículo sem perder a originalidade.

A vistoria cautelar é uma espécie de avaliação feita por uma empresa especializada, com o intuito de analisar a real situação das condições de um automóvel. Os profissionais buscam descobrir se existem problemas em todos os aspectos, tanto em termos de estrutura como de documentação. É mais comum que seja solicitada por iniciativa de seguradoras, mas o fato é que ela também pode ser demandada por pessoas físicas.

Via de regra, é feita uma identificação precisa do veículo, incluindo aí a procedência, números do motor e do chassi, existência de sinistros, restrições judiciais, colisões, repintura e até mesmo se ele já foi alvo de um recall da montadora. Também é possível fazer a lacração e testar a autenticidade da placa, entre outros.

Ao final do processo, a empresa responsável fornecerá um laudo, que classificará o automóvel como aprovado, caso esteja em condições adequadas, aprovado com ressalvas, caso ele precise de algumas manutenções ou reprovado, se o carro possuir falhas graves.

Por que fazer uma vistoria cautelar?

Em muitos casos, o comprador acaba aprendendo da pior forma: ele compra o automóvel e não consegue fazer o seguro ou nem mesmo passa na vistoria veicular tradicional do DETRAN. A vistoria cautelar evita esse problema e traz diversas outras vantagens: